1 E 2 Etapa
CURSO: Administração
Disciplina: Matemática Aplicada
Prof. Wanderley
Conceito de Derivada
E
Técnicas de Derivação
VALPARAISO DE GOIÁS
Abril de 2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar melhor a explicação sobre derivadas e seus conceitos, para isso as técnicas serão aplicadas na empresa do senhor Otavio que vem passando por dificuldade em minimizar e maximizar os seus custos de produção, já que seu plano é confeccionar um novo produto para a sua empresa que leve um custo melhor para os seus clientes e venha a garantir uma qualidade satisfatória para ambas as partes.
RELATORIO 1 – CONCEITO DE DERIVADA
Nome da empresa de consultoria: Consultoria e Cia.
TABELA 1. FUNÇÃO DE CUSTO
Quantidade “x” do produto B a ser produzido
0
10
20 30
40
50
60
C(X)=X²-40x+700
Custo para produzir unidades do produto
700
400
300 400
700
1200
1900
GRÁFICO QUANTIDADE (UNIDADES ) X CUSTO (R$)
RESUMO DE DERIVADA
O conceito de derivada é muito abrangente e extenso, portanto uma forma resumida de entendê-lo é: ferramenta utilizada para calcular taxas, como velocidade de um objeto, intensidade de um tremor em um terremoto, voltagem de um sinal elétrico, crescimento populacional, problemas de otimização de produção relacionando tempo X custo, entre outros.
Definição: a derivada de uma função f é a função f’ definida pela fórmula
A Derivada f’ pode ser entendida de duas formas:
Inclinação da Tangente: a função cujo valor em x é a inclinação da reta tangente ao gráfico de y = f(x), ou seja, o coeficiente angular da tangente ao gráfico de y= f(x) no ponto a, f(a) é a f’(a).
Taxa de variação: a função onde o valor em x é a taxa de variação de y em relação a x no ponto x, ou seja, se y = f(x), a taxa instantânea de variação de y em relação a x é f’(x).
As aplicações da derivada são variadas, em