1 Trabalho De Fisica
Em seus estudos, Pascal descobriu que se ele confinasse um fluído em um recipiente e exercesse pressão sobre este fluído, esta pressão seria "transferida" a qualquer ponto do recipiente, independente de seu formato, exercendo forças iguais em áreas iguais.
Um macaco hidráulico, uma prensa, um elevador hidráulico ou qualquer outro dispositivo que utiliza um fluido sob pressão para transmitir força, funcionam graças aos fenômenos físicos descobertos por Pascal. Quando desejamos realizar a multiplicação de forças, significa que teremos o pistão maior movido pelo fluído deslocado pelo pistão menor. Ou seja, o número de vezes que um pistão é maior do que o outro é igual ao número de vezes que a força será multiplicada.
Prensa hidráulica
Uma das principais aplicações do teorema de Pascal é a prensa hidráulica.
Esta máquina consiste em dois cilindros de raios diferentes A e B, interligados por um tubo, no seu interior existe um líquido que sustenta dois êmbolos de áreas diferentes e .
Se aplicarmos uma força de intensidade F no êmbolo de área , exerceremos um acréscimo de pressão sobre o líquido dado por:
Pelo teorema de Pascal, sabemos que este acréscimo de pressão será transmitido integralmente a todos os pontos do líquido, inclusive ao êmbolo de área , porém transmitindo uma força diferente da aplicada:
Como o acréscimo de pressão é igual para ambas as expressões podemos igualá-las:
Exemplo:
Na prensa hidráulica na figura , os diâmetros dos tubos 1 e 2 são , respectivamente, 4 cm e 20 cm. Sendo o peso do carro igual a 10 kN, determine:
a) a força que deve ser aplicada no tubo 1 para equilibrar o carro;
b) o deslocamento do nível de óleo no tubo 1, quando o carro sobe 20 cm.
Resolução:
a) A área do tubo é dada por A = R2 , sendo R o raio do tubo. Como o raio é igual a metade do diâmetro, temos R1 = 2 cm e R2 = 10 cm .
Como R2 = 5R1 , a área A2 é 25 vezes a área A1 , pois a área é proporcional ao quadrado do raio. Portanto A2 = 25 A1 .
Aplicando