tRABALHO DE FISICA 1
Disciplina: Física
Professora: Jeane
NOME
Gleyson de Oliveira Reis RA
CURSO
8207894062 Engenharia de controle e Automação NOME
RA
CURSO
NOME
RA
CURSO
NOME
RA
CURSO
LANÇAMENTO OBLÍQUO
A velocidade de lançamento forma com a horizontal um ângulo distinto de 0° e de 90°.
Temos um objeto e vamos arremessá-lo na diagonal, isso acontece por causa da gravidade, mas o invés do objeto simplesmente subir, ele começa a ser puxado para baixo por conta da gravidade, descrevendo assim o que é conhecido com trajetória parabólica, por que o caminho percorrido pelo objeto é exatamente uma parábola conhecida na matemática com x².
Para que possamos resolver, é necessário separar o movimento vertical do movimento horizontal. Pois o objeto é arremessado tanto para cima como para frente, então temos que avaliar o quanto o objeto se desloca para cima quanto para frente, à velocidade V0 pode ser decomposta em duas componentes: Vox (componentes da velocidade no eixo dos x) e Voy (componentes da velocidade no eixo dos y).
Vox = Vo . cos Voy = Vo . sen
V0x é um movimento retilíneo uniforme, pois desconsidera a resistência do ar.
V0y o movimento é variável, pois o corpo está sujeito a aceleração da gravidade, na subida o movimento é retardado (pois velocidade e aceleração têm sentidos contrários) já na descida o movimento é acelerado (velocidade e aceleração têm o mesmo sentido).
Importante: o alcance é o mesmo para diferentes corpos, lançados com a mesma velocidade inicial e com ângulos de lançamento complementares (aqueles cuja soma vale 90°).
Velocidade e aceleração no vértice da parábola
Quando falamos do ponto mais alto da trajetória, podemos dizer que a componente vertical da velocidade do projétil automaticamente irá se anular, e a velocidade irá diminuir à componente horizontal.
Vejamos a função:
Propriedades relativas ao ponto mais alto da trajetória
Existem algumas propriedades que estão relacionadas