1 Trabalho de alfabetiza o
Délia Lerner no quinto capítulo do livro "Ler e escrever na escola: o real o possível e o necessário” enfatiza a importância do conhecimento didático na formação do professor e no resultado obtido no processo de ensino aprendizagem quando o docente utiliza o saber didático de maneira significativa para a construção do conhecimento, tanto em sua formação quanto na de seus alunos.
A autora enfatiza que a construção do saber didático acontece através da interação do sujeito com o objeto e que é preciso o professor conhecer as especificidades do processo educativo, procurar se capacitar e se desenvolver em sala de aula na interação com os alunos.
Outro fator importante é o registro de classe, pois é um principal instrumento de análise dos acontecimentos em sala de aula, podendo ser utilizado para um aprofundamento do conhecimento didático, permitindo ao docente fazer reflexões a respeito do resultado da didática utilizada no ensino da leitura e da escrita.
Ressalta a importância de se considerar os bons resultados obtidos no processo educativo com o objetivo de valorizar o que deu certo, mostrando o que é possível realizar em sala de aula com os educandos. A avaliação do trabalho realizado em sala de aula serve de ponto de partida para uma reflexão da prática educativa do professor e do conhecimento dos alunos, podendo aprimorar seu trabalho e saber didático.
Para Lerner, o registro de classe é um recurso insubstituível no processo de capacitação do professor, porque representa um conhecimento didático, permitindo a análise de problemas e a identificação dos bons resultados, e conhecer com mais especificidade o objeto de ensino e como acontece a aprendizagem desse objeto pelas crianças.
REFERÊNCIA
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.