O Impacto ecol gico no surgimento de agrotoxicos na
602 palavras
3 páginas
O Impacto ecológico no surgimento de agrotoxicos na agricultura Para começar essa discussão, precisamos saber o que são os agrotóxicos. Esse tipo de produto é um composto químico cujo princípio ativo acaba com diversos tipos de pestes (daí vem o nome pesticida) que prejudicam a produtividade agrícola de uma cultura. 1. Os BACTERICIDAS destinam-se ao controle de doenças causadas por bactérias.
2. Os NEMATICIDAS são destinados ao controle de nematóides. 3. Os HERBICIDAS são os defensivos destinados ao controle do mato.
4. Os FUNGICIDAS são usados no controle de doenças causadas por fungos.
5. Os INSETICIDAS destinam-se ao controle dos insetos. 6. Os ACARICIDAS são os defensivos destinados ao controle de ácaros.
O trabalho agrícola pode ser considerado uma prática perigosa na atualidade. Dentre os vários riscos ocupacionais, destacam-se os agroquímicos que são relacionados a intoxicações dos seres vivos e diversos outros danos na agricultura. O consumo de agrotóxicos gera um círculo vicioso: quanto mais se usa, maiores são os desequilíbrios provocado e maior a necessidade de uso, em doses mais intensas, de formulações cada vez mais tóxicas.
Um dos problemas mais comuns é a contaminação do solo, de lençóis freáticos e de rios e lagos. Quando o agrotóxico é utilizado, ele chega ao solo e a chuva, ou o próprio sistema de irrigação da plantação, facilita a chegada dos pesticidas aos corpos de água, poluindo-os e intoxicando toda vida lá presente.
Contaminação de rios e lagos
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
(EMBRAPA) realizou um trabalho para quantificar os desperdícios que ocorrem durante as pulverizações (CHAIM, 2003) em culturas rasteiras e foi observado em estádio inicial da cultura do feijão que apenas 12% do ingrediente ativo atinge a planta e 73% o solo e 15% evapora para o meio ambiente dando uma perda de 88% e no geral uma média de 37% dos agrotóxicos aplicados retidos nas plantas e 24,8 % vai para o ar e áreas