1 TEMA DELIMITADO
Otimização e correção das falhas mecânicas apresentadas no sistema de suspensão independente automotiva “MACPHERSON” brasileiro, no que diz respeito ao desgaste prematuro das buchas da bandeja.
2 PROBLEMA
Por qual motivo ocorre este desgaste?
Este problema poderá prejudicar e comprometer outros itens da suspensão?
Como resolver essa falha para que não venha apresentar novamente o mesmo defeito?
3 JUSTIFICATIVA
A construção da suspensão MacPherson pode ser considerada como uma das opções mais compactas, simples e baratas disponíveis, e atualmente a lista de automóveis no Brasil que a utilizam é bastante extensa, partindo dos modelos populares, chegando até os sedãs médios de luxo.
No Brasil, o sistema de suspensão independente foi o que melhor se adaptou as condições de pavimento brasileiras e que é considerada como modelo propulsor para novos projetos de suspensões que estão sendo desenvolvidas. Porém um dos fatores que criaram uma imagem negativa deste modelo foram as decorrentes quedas na qualidade e na resistência de seus componentes, os quais algumas montadoras brasileiras desenvolveram e colocaram no mercado; deixando para trás todo um padrão de qualidade aceitável, visando manter a segurança dos ocupantes e reduzir o risco de desgastes prematuros.
Visando reduzir custos e aumentar a receita bancária, grandes fornecedores desenvolvem peças para suspensão feitas de produtos de baixíssima qualidade, geralmente utilizando recursos como ferro e borrachas não específicas para aguentar tamanho esforço. Em países desenvolvidos tais componentes da suspensão são fabricados em alumínio, objetivando promover um padrão de qualidade que possa eliminar a grande incidência de falhas mecânicas.
Além da redução total do peso do veículo, o alumínio em sistemas de suspensão melhora o manuseio e o comportamento dinâmico da estrutura e, devido a sua elevada ductilidade, permitem definir formatos ilimitados, aspectos extremamente significativos quando as