3 Relat Rio De Eletromagnetismo
Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física e Química
FIS08 – Eletromagnetismo
Multímetro e Medidas de Tensão e Corrente
Relatório
Equipe
Número
Nome
Assinatura
P53 ECA
13129
Felipe Figueirêdo de Castro
Professor: Farnésio .
Introdução
Multímetro é um aparelho de medição com diversas funções, sendo as principais: amperímetro (para medição de corrente), voltímetro (para medição de tensão) e ohmímetro (para medição de resistência elétrica). O amperímetro é sempre colocado em série no circuito e o voltímetro em paralelo, para que o aparelho não queime (ou exploda, dependendo da corrente apresentada) e lese a pessoa física que esteja manuseando.
Dentro do multímetro há uma resistência, que mesmo sendo baixa, pode influenciar nas medições. Na opção amperímetro, observa-se erro de medição, pois sua resistência interna entra em série com a do circuito. De acordo com a Lei de Ohm corrente é definida como sendo a relação de tensão por resistência,a corrente medida no amperímetro deve ser um pouco menor que a esperada. No caso do voltímetro, quanto maior for a sua resistência interna menor será a sua influência na medição, pois ele entra em paralelo com o ponto do circuito a ser medido e quanto maior for a sua resistência interna menor corrente desviará para efetuar a leitura, influenciando pouco na medida.
Quando se têm dois resistores ou mais em série, a corrente que passa por eles é a mesma, sendo que a tensão aplicada ao circuito se divide sobre estes de forma diretamente proporcional ao valor da resistência. Caso os resistores estejam em série, a resistência equivalente do circuito é dada por: Req = R1 + R2 + … + Rn.
Agora, para resistores em paralelo a tensão aplicada sobre casa um é a mesma, havendo uma divisão de corrente que é inversamente proporcional ao valor da resistência. Com resistores em paralelo, a resistência equivalente do circuito é dada por: 1 / Req = 1 / R1 + 1 / R2 +