1. Resenha critica da obra “O PRAZER DE LER FREUD”
ROGÉRIO FERREIRA GOMES
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERAPÊUTICAS I
Resenha crítica da obra “O PRAZER DE LER FREUD”
Colinas do Tocantins - 2014
ROGÉRIO FERREIRA GOMES
Resenha Crítica da Obra “O PRAZER DE LER FREUD”
Trabalho apresentado à Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas, para obtenção parcial da nota da disciplina Teorias e Técnicas Psicoterapêuticas I, do 8º período do curso de Psicologia, tendo como orientador da disciplina o Professor Eduardo.
Colinas do Tocantins - 2014
1. Resenha critica da obra “O PRAZER DE LER FREUD”
O livro o prazer de ler Freud começa como autor expondo a relação que ele tem com o pensador Sigmund Freud e com a obra do mesmo, que é fruto de anos de trabalho e muita ousadia, pois, ao ouvir as histéricas e valorizar o que elas diziam esse grande investigador da alma humana criou a Psicanálise.
O autor trata exatamente de uma apresentação da obra de Freud ao leitor, demostrando de onde se iniciou a trajetória na psicanalise ate quando Freud começou a experimentar a psicanalise na pratica.
Durante a leitura da obra podemos notar um posicionamento questionador e investigativo dos conceitos psicanalíticos, isso com base pelo que o autor observava em sua clinica, assim nos mostrando uma atitude elogiável entre os psicanalistas que seria pesquisar a partir de sua clinica, e dessa forma colaboraria com uma inovação na psicanalise e proporcionar ao profissional uma assimilação critica da teoria e de seu desenvolvimento, evitando uma repetição da produção teórica.
Uma característica perceptível do autor é que por mais que as temas tratados na obra seja complexo ele transmite de forma fácil e assim diferentemente simplifica as coisas, pois quando Freud escrevia sua obra, falava com interlocutores imaginários que demostrava compreensão de suas hipóteses, mas