1 guerra mundial
Os avanços na tecnologia militar, fez com que o poder de fogo defensivo fosse ainda mais poderoso que as capacidades ofensivas, tornando a guerra extremamente mortífera.
O arame farpado era um constante obstáculo para os avanços da infantaria; a artilharia estava armada com poderosas metralhadoras, que fizeram com que as trincheiras fossem um local precioso tanto para proteção como ataque/defesa. Os alemães começaram a usar gás tóxico em 1915, e logo depois, ambos os lados usavam da mesma estratégia. Nenhum dos lados ganhou a guerra pelo uso de tal artifício, mas eles tornaram a vida nas trincheiras ainda mais miserável tornando-se um dos mais temidos e lembrados horrores de guerra. Arame Farpado: O arame farpado era utilizado para impossibilitar a entrada dos inimigos no seu território, fazendo assim, uma certa para proteção Em Março de 1916, apesar das tentativas da Inglaterra para que Portugal não se envolvesse no conflito, o antigo aliado decidiu pedir ao estado português o apresamento de todos os navios germânicos na costa lusitana. Esta atitude justificou a declaração oficial de guerra a Portugal pela Alemanha, a 9 de Março de 1916 (apesar dos combates em África desde 1914).
Os objetivos que levaram os responsáveis políticos portugueses a entrar na guerra saíram gorados na sua totalidade. A unidade nacional não seria conseguida por este meio e a instabilidade política acentuar-se-ia até à queda do regime democrático em 1926.