1. Fontes, obtenção e propriedade da energia
A eletricidade é a fonte de uso final que mais cresce no mundo. A razão disso é a sua versatilidade em poder ser transformada em calor, luz, movimento e ser indispensável à todos os equipamentos eletrônicos.
a) Uso da eletricidade no Brasil e no mundo:
O consumo de energia elétrica no país se concentra na região Sudeste e no segmento industrial. Historicamente, a demanda de energia nos países em desenvolvimento cresce a taxas superiores ao PIB. Neste contexto, o crescente consumo industrial tem sido o principal impulsionador da significativa expansão da demanda de energia elétrica no Brasil.
b) Estimativas de consumo elétrico domestico e sua relação com os tipos de aparelhos:
Podemos estimar o consumo de energia elétrica de uma casa considerando as principais fontes desse consumo.
O aparelho que mais consome energia é o refrigerador.
Paa diminuir o consumo de energia, temos que apaguar as luzes, desligar os objetos eletronicos depois do uso, exemplo a tv, fica menos hora no banho, entre muitos outros fatores.
c) Riscos e segurança no uso da eletrecidade:
Por outro lado o uso da eletricidade exige do consumidor a aplicação de algumas precauções em virtude do risco que a eletricidade representa, muitos não sabem, desconhecem ou desconsideram este risco. Os acidentes ocorridos com eletricidade, no lar e no trabalho, são os que ocorrem com maior freqüência e comprovadamente os que trazem as mais graves conseqüências. As normas de segurança estabelecem que pessoas devem ser informadas sobre os riscos a que se expõem, assim como conhecer os seus efeitos e as medidas de segurança aplicáveis.
Choque elétrico, danos econômicos (incêndio e explosões).
Nós devemos tomar muito cuidado e se prevenir, colocando protetores nas tomadas para as crianças não colocarem o dedo, não deixar fios expostos entre muitas outras coisas..
d) Fontes de energia elétrica e sua obtenção (processos): Energia hidráulica – é a mais