1 Est gio
Recursos humanos (RH) associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
A área de recursos humanos também lida com estratégias de recursos humanos, relações sindicais, relações de trabalho e técnicas afetas a função tais como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remuneração.
São chamados recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
Gestão de Pessoas, conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização, para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho, também chamada Gestão de Talentos, desde as primeiras fases da constituição de empresas e organizações, à busca dos atuais sistemas de gerenciamento do capital humano, hoje alinhados com o Planejamento Estratégico das Organizações.
Temos várias denominações, para um objetivo. Buscar sempre a otimização dos recursos tecnológicos e humanos. No ambiente inicialmente existente nas organizações de modo geral, o que se via era a cada dia crescerem regras e procedimentos, o controle rígido, a escravização das pessoas.
Qualquer pessoa, por menor que seja sua escolaridade, sabe que não é pela imposição, pelo controle e punição, que se obtém o melhor de cada um. Os empregados e funcionários passaram a ser vistos como colaboradores.
Com o avanço da tecnologia, a produção de bens e serviços a serem oferecidos aos clientes passou a ter maior exigência de conhecimentos e de recursos