A Revolu O Considerada Como O Acontecimento Que Deu In Cio Idade Contempor Nea
A Revolução francesa é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea conhecida como o iluminismo que aboliu a servidão e os direitos feudais na França e proclamou os princípios universais de Liberdade, Igualdade e também da fraternidade. Com isso terminou os privilégios da nobreza transformando-se em um poder igualitário.
A revolução americana é uma colônia que tornava-se independente por meio de um acto revolucionário, com direito à independência e à livre escolha de cada povo e de cada pessoa ("o direito à vida, à liberdade e à procura da felicidade". A intervenção francesa foi decisiva para que os franceses influenciados pelos ideais de liberdade do movimento, tivesem um propósito para lutar em busca de sua liberdade.
Hobsbawn (2001) fala que a revolução semeou novas idéias da transformação de manufatura, para industrial. Antes da Revolução Industrial, a atividade de produzir era feita pelos artesãos, os quais muitas vezes, eram proprietários da matéria-prima e comercializavam o produto final do seu trabalho manual. Utilizam apenas algumas ferramentas, um único artesão realizava o trabalho ou um grupo se organizava para dividir as etapas do processo da produção, sem utilizar máquinas, por isso se chama manufatura. Esses trabalhos eram realizados em oficinas construídas nas casas dos próprios artesãos.
Depois da Revolução Industrial, os trabalhadores não eram mais os “donos” do processo. Eles passaram a trabalhar para um patrão como operários ou empregados. A matéria-prima e o produto final não lhes pertenciam mais. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam ao empresário, dono dos mecanismos de produção e para o qual se destinava o lucro. Pelo trabalho ser realizado com máquinas ficou conhecido por maquino fatura.
O trabalho,