1 Conforto Clima e Arquitetura
CLIMA E ARQUITETURA
Profa. Aline Matos Leonel Assis
Arquiteta e Urbanista
UNIFOR MG
CLIMA E ARQUITETURA
INTRODUÇÃO
A arquitetura é criada a partir de um contexto social, econômico, político, cultural, tecnológico e geoclimático da região que está inserida.
A
arquitetura retrata uma sociedade e um determinado momento histórico. Traduz o modo de vida da cidade e do campo.
Assim, se torna necessário esclarecer quais as condições de conforto que se deve proporcionar ao usuário, que é o elemento central da arquitetura.
CLIMA E ARQUITETURA
INTRODUÇÃO
Nelson Solano, 2001, diz que o controle do ambiente não é a totalidade da arquitetura, mas deve ser parte da ordenação básica de qualquer projeto. O arquiteto deve ter o controle do calor, da luz e do som em um edifício e também nos espaços abertos. A qualidade de um ambiente é medida pelo nível de satisfação de seus usuários e, neste contexto, o nível de conforto do ambiente. O usuário deverá fazer o mínimo esforço para se adaptar às condições deste ambiente.
CLIMA E ARQUITETURA
INTRODUÇÃO
Os fatores que interferem nesta relação entre conforto ambiental e arquitetura se diferem em cada uma de suas subáreas: conforto higrotérmico, insolação, iluminação natural e artificial, ventilação natural, acústica arquitetônica e urbana e ainda os fatores relativos ao usuário.
Em relação ao clima, os principais fatores que afetam o conforto de um ambiente são:
a radiação solar;
a temperatura e a umidade do ar;
a temperatura radiante média das paredes e tetos;
o movimento do ar; e
a qualidade e distribuição da luz.
CLIMA E ARQUITETURA
O CLIMA COMO VARIÁVEL DO PROJETO
Os espaços criados na arquitetura, buscam oferecer ao homem, proteção das condições naturais desfavoráveis, dos excessos de chuva, sol, ventos, frio e umidade. A
relação existente entre
Homem, Clima e Arquitetura deve ser considerada na concepção do projeto de arquitetura: CLIMA E ARQUITETURA
O CLIMA COMO VARIÁVEL DO PROJETO