1 aula
Desde seus primórdios o homem já demonstrava a habilidade e a necessidade de registrar o seu patrimônio. Isso frequentemente acontecia em casos de rebanhos que aumentavam devido à reprodução, os novos filhotes faziam com que a cada dia os pastores tivessem mais bens e isso era de forma rudimentar registrado.
A ciência contábil partiu desta forma rudimentar e passou por outras formas mais organizadas, como a anotação em livros, a posterior utilização de meios mecânicos e por fim, utiliza nos dias de hoje a informática, tão presente no nosso dia-a-dia.
Pode-se afirmar que o maior destaque na história da contabilidade é creditado ao Frei Luca Pacioli, que no século XV, em sua obra La Summa de Arithmetica Proportioni et Proportinalita foi o principal disseminador do método conhecido como partidas dobradas.
Partidas dobradas
Base da contabilidade que afirma que toda a origem de capital deverá ter sempre uma aplicação de igual valor.
A obra traduzida como Tudo sobre Aritmética, Geometria e Proporção era composta por 36 capítulos e dedicava um módulo especial à contabilidade. Após a divulgação do método das partidas dobradas a contabilidade se desenvolveu como Ciência e ganhou cada vez mais espaço.
Naquela época a contabilidade difere um pouco da que é apresentada atualmente, pois o sistema contábil visava somente informar ao sócio a situação da empresa, já que não existiam naquela época tantos interessados quanto temos hoje na situação patrimonial das entidades.
Além disso, não era feita a separação do patrimônio dos sócios e da empresa, como é feito hoje. Outro aspecto que não era explorado na época do desenvolvimento da contabilidade era o de períodos contábeis e de continuidade das entidades, também não era necessário que o balanço fosse registrado através dos períodos na mesma moeda, era admitida a moeda que o empresário achasse mais conveniente.
Evolução histórica da contabilidade no Brasil
Especificamente no Brasil a contabilidade,