1 Aula
AGES
A FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
NÚCLEO DE GESTÃO DE LABORATÓRIOS
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS - LPI
UNIDADE DE BIOLOGIA
PROTOCOLOS DE AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
PARIPIRANGA-BA
SEMESTRE 2015-1
Prof.ª Flávia Michelle S. Santos – Bióloga / Mestre em Biotecnologia
MICROSCÓPIO ÓPTICO
Definição
O microscópio ótico (M.O.) é um instrumento que permite observar objetos de pequenas dimensões ou invisíveis a olho nu. Fornece uma imagem consideravelmente aumentada, geralmente invertida da esquerda para a direita, devido à associação de lentes.
Partes do Microscópio ótico - Mecânica
1. Base ou Pé: o pé sustenta todo o conjunto do M.O. podendo ser triangular, redondo, oval ou de outra forma qualquer desde que seja amplo, sólido e pesado a fim de suportar essa sustentação. 2. Braço, Coluna ou Estativo: este se articula com o pé, sustentando o tubo do microscópio onde se encontram as lentes.
3. Platina: é uma mesa em miniatura, perpendicular ao grande eixo do microscópio, que sustenta a lâmina e tem um orifício no centro dando passagem para a luz. A lâmina é presa por meio de pinças ou garras e desloca-se por um mecanismo de deslizamento, provido de botões que se movimentam chamados Charriot. Na platina há também um sistema de escalas para a marcação de pontos.
4. Canhão ou Tubo: faz a comunicação entre as partes óticas de resolução e ampliação, ou seja, entre a objetiva e a ocular.
5. Revólver: peça giratória do tubo que proporciona a fixação e troca de objetivas.
6. Parafuso Macrométrico: permite movimentos mais grosseiros da platina em direção às objetivas ou vice-versa.
7. Parafuso Micrométrico: Permite movimentos menores mais delicados da platina em direção às objetivas ou vice-versa, para focalização complementar. Localiza-se próximo ao parafuso micrométrico ou adaptado sobre ele. Em certos microscópios, só existe um parafuso em lugar do macro e do