1 Apostila Estatistica
1. ESTATÍSTICA BÁSICA
A estatística é a parte da Matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
Principais propósitos:
- Estimação de relações entre variáveis;
- Testar teorias econômicas;
- Avaliar e implementar decisões estratégicas.
1.1 DIVISÃO DA ESTATÍSTICA EM DOIS GRANDES GRUPOS:
“Estatística Descritiva e Estatística Indutiva”.
- estatística descritiva: corresponde aos procedimentos relacionados com a coleta, elaboração, tabulação, análise, interpretação e apresentação dos dados. Isto é,
- estatística indutiva (ou estatística inferencial): está relacionada a incerteza. Inicia-se no cálculo das
Probabilidades e se desenvolve por todo a área da inferência.
1.2 MÉTODO ESTATÍSTICO é um processo que deve ser seguido para se obter, apresentar e analisar características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão em situações de incerteza. 1.2.1 Fases do método estatístico
a) DEFINIÇÃO DO PROBLEMA : Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema.
b) PLANEJAMENTO : Como levantar informações ? Que dados deverão ser obtidos ? Qual levantamento a ser utilizado? Censitário? Por amostragem? E o cronograma de atividades ? Os custos envolvidos ? etc.
c) COLETA DE DADOS: Fase operacional. É o registro sistemático de dados, com um objetivo determinado. Dados primários: quando são publicados pela própria pessoa ou organização que os haja recolhido. Ex: tabelas do censo demográfico do IBGE.
Dados secundários: quando são publicados por outra organização. Ex: quando determinado jornal publica estatísticas referentes ao censo demográfico extraídas do IBGE.
OBS: É mais seguro trabalhar com fontes primárias. O uso da fonte secundária traz o grande risco de erros de transcrição.
Coleta Direta: quando é obtida diretamente da fonte. Ex: Empresa que realiza uma pesquisa para saber a preferência dos