1. 4 responsabilidades contemporâneas da Administração Financeira
a. Cada vez mais a eficiência na captação e alocação de recursos de capital se torno indispensável para uma empresa se tornar competitiva no mercado e financeiramente rentável. Com margens cada vez menores, devido a concorrência global na maioria dos setores, as empresas precisam buscar recursos, a um custo aceitável, para investir em bens e tecnologia buscando eficiência na produção. Em consequência, o recurso captado a custos baixos e alocado de forma correta, contribui para aumentar a taxa de retorno dos sócios/acionistas.
b. A visualização da empresa como um todo é essencial para o administrador financeiro gerir o capital. É necessário equilibrar o capital de giro com a necessidade de recursos dos setores de produção e compras, com a política comercial, atendendo, na medida do possível, a necessidade de cada ponta. Os investimentos também devem ser direcionados após uma análise macro da empresa, com o objetivo de alocar recursos de forma a promover o crescimento da empresa como um todo.
c. Modelos financeiros devem ser utilizados com cuidado pois podem não refletir a realidade por diversos motivos, a má formatação do modelo, a coleta de dados equivocados, previsões baseadas em históricos recentes e episódios não cíclicos, entre outros, podem se tornar um risco se utilizados para balizar uma tomada de decisão importante na empresa.
d. A postura do gestor financeiro em relação ao comportamento do mercado deve ser baseada em fatos concretos. O gestor não pode basear uma decisão colocando em risco o capital da empresa, ou seja, uma postura questionadora buscando dados e resultados coerentes é essencial.
2. A decisões de financiamento deve sempre buscar o equilíbrio entre o risco e o retorno do investimento que será feito, seja para capital de giro ou para um ativo imobilizado. A decisão de financiamento deve ser avaliada de forma crítica pois pode ser decisiva na saúde financeira de uma