1 3 butadieno
A Química orgânica é o ramo da química responsável por estudar o carbono e suas propriedades. No surgimento da química, muitos estudiosos classificavam os compostos como orgânicos ou inorgânicos (tal classificação foi feita especialmente por Berzelius). No entanto, depois do desenvolvimento da ciência, o cientista Lavoisier descobriu que todos os organismos antes classificados como orgânicos continham um átomo de carbono, e assim surgiu a química orgânica tal como se conhece hoje (através do interesse por esses tipos de organismos).
Nesse amplo estudo, um dos compostos importantes é o chamado 1,3-butadieno. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise sucinta sobre este hidrocarboneto, ressaltando os dados históricos, suas características como composto químico e sua aplicação prática (principalmente na fabricação de borrachas sintéticas).
2. Desenvolvimento
2.1. Características físicas e químicas
O 1,3-butadieno é um hidrocarboneto da família diolefina que possui 4 átomos de carbono (1,3-butadieno) e duas ligações duplas (1,3-butadieno - entre os carbonos 1 e 2, 3 e 4) como o próprio nome já sugere. Consequentemente, é composto por 6 átomos de hidrogênio para completar a valência dos carbonos. Sua fórmula molecular portanto é C4H6 e sua fórmula estrutural pode ser representada pela seguinte:
Podemos ainda verificar sua estrutura no nível tridimensional:
O 1,3-butadieno ou bivinil também é conhecido comercialmente por outros nomes como: Bietileno, Eritreno, ou Vinil Etileno. Possui massa molar igual a 54,10 g/mol (12 de cada carbono e 1 de cada hidrogênio). Tem aparência incolor e possui aroma. Geralmente é encontrado nos estados líquido e gasoso (ambos refrigerados). Numa temperatura de -6°C e em estado líquido sua densidade é de 0,64 g/cm³. O ponto de fusão do composto é -108.9 °C e o de ebulição é de -4.4 °C. Sua pressão de vapor (21ºC e 1 atm) é de 248 kPa. É um composto insolúvel ou pouco solúvel em água. A temperatura de auto ignição é