096746420442

886 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEEVALE

LAFAIETE JUNIOR
FERNANDA ZIMER
BRUNO UILIAN
CAMILI MARTINS
LUIZ CLÁUDIO

Novo Hamburgo, 12 de novembro de 2012. 1. INTRODUÇÃO:

Psicomotricidade é estudo dentro da educação física que procura trabalhar com o desenvolvimento do corpo em movimento através das relações do individuo com o mundo, sendo ela externa ou interna, estando diretamente relacionada com o processo de maturação, onde o corpo é origem das aquisições afetivas, cognitivas e orgânicas. Portanto pode-se dizer que Psicomotricidade é a concepção do movimento de forma organizada e integrada, cujas ações são resultantes de suas individualidades, suas linguagens e socialização (SBP).

2. DESENVOLVIMENTO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA AULA

Aula básica e prática, para alunos de 3 a 8 anos, os alunos deverão realizar atividades que tem como objetivo desenvolver as habilidades psicomotoras, assim como, lateralidade, orientação temporo-espacial, coordenação motora e esquema corporal.

3.2 OBJETIVO DA AULA

A aula tem como objetivo desenvolver nos alunos hábitos e conhecimentos corporais da psicomotricidade de forma que futuramente possam ser utilizados no auxilio do raciocínio logico, motor e matemático.

2.3 DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES

Atividade 1:
- Lateralidade A atividade tem como objetivo fazer com que a criança conheça os lados do corpo (direita e esquerda) por meio de atividades de movimentos, dentre os movimentos estão: Levantar o braço esquerdo e logo após o direito, flexionar a perna esquerda e logo após a direita, dar um passo para a direita, um para a esquerda, elevar o joelho direito e erguer a mão esquerda. (3 a 5 anos).

Atividade 2:
- Coordenação motora, lateralidade e orientação espacial.

Com uma bola na mão a criança deve ficar driblando a bola com uma das mãos e depois alterna da direita pra esquerda ou vice-versa, na primeira etapa ela trabalha livremente, depois o professor determina com

Relacionados