096495520590

12214 palavras 49 páginas
1 INTRODUÇÃO

Antigo Testamento

A bíblia é um livro composto de livros. São 66, divididos em dois testamentos, ou alianças. Os nomes Antigo Testamento e Novo Testamento, embora não fossem usados com freqüência até o fim do segundo século, enfatizam as duas grandes alianças feitas por Deus com o seu povo: a Aliança Mosaica (Êx 24:8;2Rs 23:2) e a Nova Aliança (Mt 26:28).

O Antigo Testamento registra principalmente o envolvimento de Deus com a nação de Israel,com base na aliança que fizera com os israelitas por meio de Moisés no monte Sinai. Partes anteriores do Antigo Testamento relatam a criação do homem, o dilúvio, o chamado de Abraão e a formação de Israel como nação por meio da descendência de Isaque e Jacó.

Depois do relato da instituição da aliança Mosaica o Antigo Testamento registra a historia da relação entre Deus e Israel; a peregrinação no deserto; a conquista parcial da terra de Canaã; a vida do povo sob a autoridade de Juizes e Reis,incluindo a divisão das tribos entre os reinos do Norte e do Sul; as muitas advertências proféticas do cativeiro iminente; os cativeiros e o retorno de Judá à Palestina.

Ao longo de todo o Antigo Testamento entende-se uma linha de profecias com respeito a um salvador-libertador que haveria de vir, o Messias, e à instituição de uma nova aliança. O cumprimento dessas profecias é a história do Novo Testamento.

A divisão dos livros do Antigo Testamento

É provável que a princípio o Antigo Testamento tenha sido dividido em duas partes (veja Mt 5:18): a lei (Gênesis a Deuteronômio), os Profetas (Josué a Malaquias). Uma divisão tríplice também foi desenvolvida (veja Lc 24:44): a lei (Gêneses à Deuteronômio), os Profetas (Josué, Juízes,Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel, os doze profetas menores) e os escritos (os livros restantes).

Em nossa Bíblia, o Antigo Testamento é dividido em quatro partes: a lei (Gênesis a Deuteronômio), livros históricos (Josué a Ester), livros poéticos (Jó a Cantares) e os

Relacionados