Questões sobre "o brasil no quadro dos antigos sistemas coloniais", de fernando novais
Texto: “O Brasil nos Quadros do Antigo Sistema Colonial” de Fernando Novais
Responder em duplas (ou individualmente):
1- Segundo o autor, “a colonização se insere no processo de superação de barreiras que se antepuseram, no fim da Idade Média, ao desenvolvimento da economia mercantil, e ao fortalecimento das camadas urbanas e burguesas”. Desenvolva o argumento.
O fim da Idade Média foi marcado por tensões causadas por fatores que puseram em risco o desenvolvimento econômico da época, criando condições para uma mudança política e econômica na Europa. Os antigos reinos medievais passam a organizar-se sucessivamente em Estados modernos, unificados e centralizados, que vão inserindo-se nas expedições ultramarinas e participando da exploração colonial em consequência da busca de abertura de novas rotas e conquistas de maiores mercados. As colônias, formadas através do povoamento por esses novos Estados, transformam-se em instrumentos de poder da metrópole através da política mercantilista, cujo objetivo era a unificação e o poder do Estado. Assim, o antigo sistema colonial criava condições de enriquecimento e fortalecimento da burguesia mercantil, pois era regulado pelos seus próprios interesses.
2- Qual o sentido da implantação da Empresa Colonial Agrícola no Brasil, destacando o papel do monopólio mercantil.
Em vista das pressões exercidas por outras potências europeias, Portugal teve que criar colônias de povoamento de reduzida importância econômica para garantir sua posse sobre as terras americanas e facilitar sua defesa. Ao contrário dos espanhois, os portugueses não puderam dedicar-se de imediato à extração de metais preciosos, cabendo-lhes optar pela produção dos produtos agrícolas tropicais, uma economia agrícola complementar à europeia - que era do tipo temperada - devido às condições geográficas distintas. Encontraram, então, na cultura da cana e na fabricação do açúcar, uma economia mercantilista vantajosa para