090809640450
1762 palavras
8 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais as empresas necessitam de informações precisas e confiáveis para uma adequada maneira de gerenciar seus negócios e controlar o seu patrimônio.
A contabilidade produz informações para os mais diversos níveis gerenciais, fornece os dados detalhados que a gestão precisa para controlar as operações que estão ocorrendo, e planejar para as que ainda irão ocorrer.
O presente trabalho tem o objetivo de descrever de forma simples e direta a importância da contabilidade para a tomada de decisões, os processos administrativos, os ambientes em que as empresas estão inseridas, os aspectos jurídicos e as operações matemáticas que fazem parte do cotidiano do profissional da contabilidade.
2 REFERENCIAL TEORICO
2.1 Contabilidade na gestão empresarial O surgimento da contabilidade ocorreu há muitos anos atrás, não tem como se afirmar quando teve o seu início, suas raízes se estendem profundamente na história do ser humano, e nasceu principalmente, da necessidade que as pessoas tinham de controlar o seu patrimônio. Segundo Hansen (2009), antropólogos acreditam que as primeiras tentativas de escrita foram para acompanhar o desenvolvimento de ativos, e a que inspiração da escrita cuneiforme foi a necessidade suméria de técnicas contábeis. Foi na Idade Média, em 1494 na Veneza, que Frei Lucas Pacioli, publicou seu Summa de Arithmetica, Geometria, ProportionietProportionalitaque foi o primeiro livro didático de contabilidade e que, é descrito em um de seus capítulos, o método das partidas dobradas, utilizado até hoje. Toda empresa depende muito da contabilidade, uma de suas finalidades é a de informar aos seus gestores, se a empresa está obtendo lucros ou não, e de que forma estão sendo gerados. Também fornece informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, assim apurando o resultado das atividades econômicas. É a partir dos fatos contábeis das