090753620639
1216 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁCampus Cornélio Procópio
TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
AUREO JONATAS COSTA PINTO
DEFINIÇÃO DE BALANCEAMENTO DE LINHAS DE PRODUÇÃO
Cornélio Procópio
2013
AUREO JONATAS COSTA PINTO
DEFINIÇÃO DE BALANCEAMENTO DE LINHAS DE PRODUÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Projetos Produtivos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para a aprovação na disciplina.
Professor: João Fernandes
Cornélio Procópio
2013
BALANCEAMENTO DE LINHAS DE PRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O balanceamento de linhas corresponde à distribuição de atividades sequenciais por postos de trabalho, de modo a permitir uma elevada utilização de trabalho e de equipamentos, e minimizar o tempo em vazio. O problema básico de balanceamento de linhas é o de atribuir as operações do roteiro à um conjunto ordenado de estações de trabalho de tal forma que as relações de precedência sejam satisfeitas e alguma medida de eficácia seja otimizada. Uma linha de produção consiste num conjunto de Postos de Trabalho (PT) cuja posição é fixa e cuja sequência é ditada pela lógica das sucessivas operações a realizar e descritas na gama operatória. Recorde-se que um PT pode ser constituído por um único Operador ou por vários Operadores realizando operações manuais eventualmente assistidas por ferramentas ou pequenos equipamentos.
PRINCÍPIOS BÁSICOS
Intercambiabilidade: É a característica de montagem, encaixe ou substituição entre dois ou mais componentes interligados ou que interajam e que não dependam de ajustes na eventual substituição de um ou mais destes para que a função do substituto ou dos substituídos seja plena. Também pode ser a característica de intercâmbio de informações entre dois ou mais interessados de maneira a satisfazer a plenitude de conhecimento do assunto versado entre os confabulantes.
Divisão do trabalho: especialização de