09/03/2013 14:35
O Químico é o profissional que utiliza as propriedades químicas das substâncias para criar novos produtos, melhorar processos industriais, produzir cosméticos e medicamentos, além de realizar pesquisas em áreas tais como energia, desenvolvendo novos combustíveis.
Há 3 caminhos que o químico pode seguir na sua carreira: química industrial, química pura e aplicada e Licenciatura. Na Química Pura e Aplicada, o químico irá atuar exclusivamente no campo de pesquisa, investigando novas substâncias, suas propriedades tóxicas e energéticas. Na carreira de Licenciatura, o químico poderá ministrar aulas em escolas e universidades.
Neste contexto iremos destacar o trabalho de um Químico Industrial que, além da pesquisa, aborda a análise e os resultados.
Diante da pesquisa ele tem a oportunidade de ampliar os recursos usados na obtenção de um determinado produto. A Indústria petrolífera utiliza químicos pesquisadores para avaliar o petróleo extraído e dar a ele as possibilidades de utilização, que dependem da análise de densidade, composição e propriedade combustível (de queima).
A análise é a confirmação do que foi pesquisado. Na Indústria de cosméticos é de fundamental importância a análise das substâncias a serem utilizados na composição de batons, cremes, loções, xampus, etc. É através de análises químicas que são verificadas a consistência, umidade, coloração, textura, cheiro, enfim, todos os aspectos que fazem um cosmético tornar-se um sucesso diante de um público exigente. É o que se conhece por controle de qualidade do produto, essa é uma tarefa para o químico responsável.
Os resultados aparecem como certificação do que foi proposto e analisado. A Indústria de laticínios utiliza análises de acidez no leite para averiguar seus aspectos qualitativos e o resultado influi diretamente sobre a qualidade de seus derivados. Se um leite não apresenta pH ideal, ele não é considerado útil, o químico então comunica a direção do estabelecimento para que o