086237870400
749 palavras
3 páginas
xx1. Introdução:A função produção pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade. Ela acompanha o homem desde a antiguidade, quando se polia a pedra a fim de transformá-la em um utensílio doméstico. Ao viverem em sociedade, as pessoas participam diretamente da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços, ou seja, participam da vida econômica da sociedade.
O processo de produção compõe-se de três elementos associados:
Trabalho - Toda a atividade desenvolvida pelo homem seja ela física ou mental, da qual resultam bens e serviços. De acordo com a execução.
Matéria-prima - Os objetos que, no processo de produção, são transformados para constituírem o bem final são chamados de matéria-prima.
Instrumentos de produção - Todas as coisas que direta ou indiretamente nos permite transformar a matéria-prima num bem final são chamadas instrumentos de produção. Ex: no caso da costureira, os instrumentos de produção são a tesoura, a agulha e a maquina de costura.
A indústria no Brasil é relativamente nova comparada à de outros países, mas teve seus primeiros passos já no período colonial. Levou-se certo tempo, para crescer satisfatoriamente, que se deu início a partir do século XIX.
Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc. No Brasil, as áreas de comércio, serviço público, profissionais liberais, educação, serviços bancários, de comunicação, de transporte e outras estão diretamente ligados à indústria.
O Brasil tem o terceiro setor industrial mais avançado da América. Calculando um terço do PIB, a indústria brasileira varia de automóveis, aço e petroquímicos para computadores, aeronaves e bens de consumo duráveis. Com a maior estabilidade econômica prevista pelo Plano Real, as empresas brasileiras e multinacionais têm