0807478806-47

1079 palavras 5 páginas
Acadêmica: Regina Célia Bernini Ohara

Tema: Livro Didático na disciplina de Arte no Ensino Fundamental

Título: O LIVRO DIDÁTICO DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRA: UMA PÁGINA EM BRANCO

JUSTIFICATIVA
A arte é uma das ciências que colaboram com uma visão ampliada do mundo abrangendo as formas estéticas, contemporâneas, metodológicas e as diferentes formas de interpretá-las. Para que esses conteúdos sejam melhor trabalhados com os alunos, há a necessidade do apoio do livro didático.
O livro didático é um instrumento de informações a serviço do professor e dos estudantes, que e constitui muitas vezes num método/guia de ensino. Diversas pesquisas em Educação têm propiciado a construção de uma visão crítica de docentes e alunos, no processo de formação profissional, sobre a qualidade dos livros didáticos, bem como seus limites e possibilidades de uso. (EMMEL; ARAÚJO, 2012, p. 1).

As imagens, referências teóricas, conteúdos científicos são importantes para desenvolver um trabalho de qualidade. Apesar dos instrumentos tecnológicos serem de imensa contribuição, o livro didático ainda é um instrumento muito usado por professores das outras disciplinas.
No que se refere à disciplina de arte, tendo quatro linguagens diferentes, a dança, música, teatro e artes visuais, um livro bem formatado, de acordo com as Diretrizes Curriculares de Arte, seria uma importante instrumentação a serviço do ensino e da aprendizagem em arte no Ensino Fundamental nas escolas públicas.

OBJETIVO GERAL
Analisar o motivo da falta do livro didático na disciplina de arte do ensino fundamental nas escolas públicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contribuir para que a disciplina de arte seja valorizada nas escolas e sociedade brasileira;
Refletir sobre a disciplina de arte e a necessidade do apoio do livro didático como um instrumentos para as aulas;
Trazer à tona as vantagens que o livro didático traria ao aluno e o proveito que tiraria dele em termos de

Relacionados