08 Graf de organizacao
8.1 – Conceito: é a representação, na superfície plana, de um objetivo, de uma relação, ou de um raciocínio esquematizado, objetivando visualizar a idéia e facilitar a transmissão precisa de uma mensagem.
8.2 – Objetivos permite registro de informações, cotidianas ou periódicas, de modo que o analista possa encontrar referências para o estudo e a conclusão; agir, psicologicamente, no espírito público, transmitindo informações sugestivas e expondo fatos verídicos de interesse geral; apresentar dados numéricos em forma visualmente simples, legível e interessante; tornar claros fatos que poderiam passar despercebidos em tabelas; dispor de dados de modo que seja facilitada a comparação; permitir que as comparações se façam num relance, mediante o relevo dos fatos significativos; retratar o passado, o presente e o futuro provável.
8.3 – Importância
Na transmissão de conhecimentos complexos a homens comuns que trabalham como funcionários especializados, ou quando se busca o aumento da produção, e se faz necessário transmitir ao homem comum, o know-how, isto se dá através de treinamentos e gráficos.
O problema da aprendizagem está diretamente vinculado a percepção e fixação. A percepção é proporcional ao estímulo dos sentidos em decorrência da utilização de recursos pedagógicos e audiovisuais. Mais de 80% da percepção humana se dá através da visão.
Assim, é através de um gráfico, a melhor forma de visualizar um esquema de raciocínio que equaciona o problema e evidência a solução.
8.4 – Tipos de Gráficos
Existem várias classificações para os gráficos, sendo objeto de nosso estudo os gráficos de organização, especificamente os seguintes:
01 - Organograma
02 - Harmanograma
03 - Gráfico de Gantt
04 - Fluxograma
05 - PERT/CPM
02 – Harmonograma
É o gráfico descritivo do processo de funcionamento, visto que representa o fluxo de trabalho, indicando as operações feitas, em que órgãos, com quais executores e com que instrumento. Pode ainda indicar