065165320825
3556 palavras
15 páginas
A Mecânica a partir do século XXInstituto de Física da USP (Universidade de São Paulo)
Share on twitterShare on facebookShare on orkutShare on emailMore Sharing ServicesAo longo dos anos, enquanto a teoria da mecânica clássica acumulava sucessos, chegou-se a pensar que ela descreveria com precisão absoluta o movimento de todos os corpos. Isso mudou, no entanto, a partir do início do século XX.
Com a evolução das técnicas de observação do universo físico foi possível conhecer novos fenômenos. Ao lado disso, a procura de uma consistência nas bases das duas teorias físicas até então bem estabelecidas, a mecânica clássica que descreve os movimentos e a eletrodinâmica clássica que trata dos fenômenos associados às cargas, levou à necessidade de se investigar algumas idéias bem aceitas na Física. Estes dois tipos de movimento na Física, o avanço experimental e a busca de uma consistência teórica, acabaram por levar a uma revolução no entendimento do universo físico. Na mecânica, esta revolução ocorreu através da teoria da relatividade e da física quântica.
Em particular, três fenômenos observados no final do século XXIX intrigavam a comunidade dos físicos por não serem explicados pelas teorias vigentes: o chamado efeito fotoelétrico, que trata da emissão de elétron por um metal que recebe radiação luminosa; a radiação emitida por átomos de hidrogênio, conhecida como radiação espectral do hidrogênio que continha algumas poucas freqüências bem definidas, e a distribuição da quantidade de radiação de diferentes freqüências emitida por um corpo em equilíbrio térmico, chamada de radiação de corpo negro.
Por outro lado, o aprofundamento no desenvolvimento das bases da mecânica estabeleceu como um dos seus princípios básicos o chamado Princípio da Relatividade de Galileu, que diz que as leis físicas valem na mesma forma para quaisquer referenciais com velocidade relativa constante, chamados de referenciais inerciais. Isto significa que, por exemplo, se o