063535980507
1537 palavras
7 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma análise acerca da corrupção na política, suas causas e consequências, objetivando compreender o problema, considerado uma das maiores distorções da democracia brasileira. Aborda ainda o fenômeno da compra de votos no sistema político e os problemas decorrentes desse quadro. O texto ainda discorre sobre as pesquisas disponíveis sobre o problema, consideradas imprecisas e devendo ser tomadas com cautela e a necessidade de desenvolver métodos mais efetivos para medir a corrupção. Apesar de aparentar ser um caminho sem volta, há medidas que podem sim combater com eficácia a corrupção no Brasil, porém estas devem ser apoiadas pela sociedade organizada para banir de vez essas práticas.
2 DESENVOLVIMENTO
Os meios de comunicação são permeados, de tempos em tempos, por uma abundância de notícias acerca da corrupção no Brasil, algo que se tornou comum, parte do cotidiano das pessoas, gerando o conformismo com a situação e consequentemente o descrédito das instituições principalmente em nível governamental.
A ideia de impunidade é uma das principais causas da corrupção, já que a torna mais fácil de ser cometida. No Brasil, tal impunidade pode ser comprovada pelo seu histórico de usurpações. Outra causa são as leis que são normalmente bastante confusas e levam a interpretações equivocadas colaborando com a facilidade de corromper, alem da ineficiência do setor público. Quanto mais fracas as instituições que impõem restrições legais à corrupção e quanto menor for a aversão da sociedade à corrupção, maior será a ocorrência desse problema. Tais distorções levam principalmente o jovem a construir erroneamente seus valores.
Não é preciso analisar profundamente tal situação para entender que essa realidade retarda o desenvolvimento do país, pois o desvio das verbas públicas