063227841031

628 palavras 3 páginas
Colégio Estadual Dom Pedro I

Os Diversos Modos

De

Produção Pré-Capitalista

Aparecida de Goiânia: 25/03/2013
Colégio Estadual Dom Pedro I
Aparecida de Goiânia
Professora: Leydiane Turma: 3º ano “D”
Aluno: Jhefferson Martins

Os Diversos Modos

De

Produção Pré-Capitalista

Trabalho individual, solicitado pela professora Leydiane da disciplina de Sociologia, que será incluso no processo de avaliação do semestre.

Aparecida de Goiânia: 25/03/2013
Modos de produção pré-capitalistas
Introdução

Os modos de produção são elementos que marcaram toda a história. Podemos afirmar que na vida em sociedade, sempre há algum tipo de modo de produção. Embora o capitalismo tenha surgido e se consolidado como o sistema produtivo mais importante da história, houveram muitos outros modos de produção pré-capitalistas. É importante ressaltar que nenhum modo de produção é único, ou seja, numa sociedade feudal, por exemplo, também pode haver trabalho escravo.

Modo de produção comunal primitivo

É considerado o primeiro modo de produção da história. Iniciou-se a partir da época em que o homem deixou de ser nômade e passou a plantar e caçar. Tal modo se baseia no uso coletivo dos meios de produção, nas relações familiares e no cooperativismo, semelhantemente ao que ocorre em muitas aldeias indígenas. Assim, no modo de produção comunal primitivo, não havia propriedade privada, uma vez que todos os bens e modos de produção eram coletivos.

Modo de produção escravista

Diferentemente do comunal primitivo, o modo de produção escravista foi o primeiro a estabelecer o conceito de propriedade privada. Os senhores, a minoria, eram proprietários dos escravos. As relações aqui não são de cooperação, como no modo comunal primário, mas sim, de domínio e sujeição, uma vez que os escravos eram vistos como instrumentos, como objetos, animais, etc.

Outro importante fato referente a esse sistema é que foi a partir dele – e do

Relacionados