06/1155503
21020 palavras
85 páginas
UMA POLÍTICA COERENTE PARA A REABILITAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAConselho da Europa
Cadernos SNR nº 1
SECRETARIADO NACIONAL PARA A REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
LISBOA
1994
NOTA DE APRESENTAÇÃO
O Secretariado Nacional de Reabilitação, ao editar este primeiro número da colecção Cadernos SNR, inicia um ciclo de publicações em que se inserem mais duas colecções: Livros SNR e Folhetos SNR.
Através de uma linha editorial própria, promove-se a edição de publicações de carácter científico e técnico nas áreas de deficiência e da reabilitação uma das atribuições cometidas legalmente ao Secretariado Nacional de Reabilitação.
A política de distribuição e de preços privilegia o acesso das pessoas com deficiência, suas famílias, associações representativas, serviços e profissionais de reabilitação às obras a editar, tendo em conta que este é o público alvo preferencial.
Está presente, de igual modo, a preocupação de fazer chegar as edições ao grande público, prosseguindo-se, por esta via, o objectivo de informar e sensibilizar a população em geral acerca dos problemas da deficiência e da reabilitação, outra das atribuições de que está incumbido este Secretariado Nacional.
A escolha do documento Uma Política Coerente para a Reabilitação das Pessoas com Deficiência, da autoria do Conselho da Europa, justifica-se por se tratar de um contributo ímpar para a definição das orientações a ter em conta para o sistema nacional de reabilitação, incluindo a componente decisiva das políticas sectoriais. Por outro lado, o Conselho da Europa é uma organização internacional de inegável prestígio que tem vindo a desempenhar um papel fundamental no estudo e difusão de soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
O nosso desejo é que a utilização deste documento se revele de utilidade decisiva para todos aqueles a que se destina.
António