Ed. Física Escolar
Os jogos são atividades voluntárias exercidas dentro de um limite de espaço e tempo, podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis, do numero de participantes, entre outros. São exercidos com um caráter competitivo, cooperativo ou recreativo em situações festivas, comemorativas de confraternização ou ainda no cotidiano, como simples passatempo e nesse caso como um recurso educativo.
“A Educação Física vê o jogo como uma possibilidade de construção de conhecimentos sobre a Cultura Corporal tem como possibilidades explorar as manifestações corporais dentro e fora do ambiente escolar, envolvendo movimentos, gestos e expressões” (MATTOS e NEIRA, 2008). A finalidade da Educação Física escolar, é integrar e introduzir o aluno na cultura corporal, não bastando aprender habilidades motoras e desenvolver capacidades físicas, mas vivenciar o jogo, a dança... enfatizar a experimentação, já que considera, também, os conhecimentos cognitivos e afetivos da prática de movimentos.
Os jogos cooperativos são uma ferramenta pedagógica importante. Isso se dá pelo fato de os jogos cooperativos se terem como princípios a inclusão, cooperação e não seletividade. Por suas características, dão oportunidade a todos desenvolverem potencialidades, facilitam situações de sucesso e promovem relações de respeito, amizade e solidariedade. Mas para uma aplicação de jogos cooperativos por si só não basta e não garante nada. Para haver uma inclusão bem sucedida desses jogos em programas escolares, é necessário que se vá além da técnica dos jogos cooperativos e que se dê atenção a algumas coisas importantes.
O homem é um ser cultural, o movimento humano é resultado de cultura, mas também é fator de cultura. Isto é, através da Educação Física e dos jogos cooperativos, é possível experimentar situações ímpares que mobilizam aspectos afetivos, sociais e éticos e que, bem acolhidos,