053679530990

1259 palavras 6 páginas
"CITAÇÕES - AULA 2
CONCEITO
A citação pode ser compreendida como a reprodução direta ou indireta do pensamento de um autor num trabalho acadêmico.
CLASSIFICAÇÃO
Direta: é a citação literal, ou seja, aquela que transcreve integralmente cada uma das palavras do autor.
Indireta: é aquela em que o leitor ao produzir o trabalho acadêmico utiliza linguagem própria sem alterar o significado do pensamento do autor.
CITAÇÕES DIRETAS
CURTAS: de até três linhas devem ser transcritas entre aspas duplas (“ “) no próprio corpo do texto.
LONGAS: têm mais de três linhas e são grafadas em um parágrafo distinto o qual deve ficar recuado 4 cm da margem esquerda. O tamanho da fonte é menor, 11 ou 10. O espaçamento entrelinhas é simples. Neste tipo de citação não há necessidade da utilização de aspas duplas haja vista que são feitos outros destaques.
UTILIZAÇÃO DAS ASPAS
A utilização de aspas seguem os padrões da língua portuguesa:
a)O ponto final na transcrição direta fica depois das aspas se ela se iniciou com letra minúscula e, portanto, junta-se com parte da frase que a precede.
b)Se a citação vem após dois-pontos e começa com letra maiúscula, o ponto final fica antes das aspas finais.
c)Se o texto original apresentar transcrição identificada por aspas duplas (“) estas devem ser convertidas em aspas simples (‘).
SUPRESSÕES, INTERPELAÇÕES, ACRÉSCIMOS E COMENTÁRIOS
As supressões e as interpelações são indicadas entre colchetes. Para indicar supressão [exclusão de texto], são usadas reticências entre colchetes [...].
As interpelações [expressões que indicam comentário ou explicitação], acréscimos e comentários são feitas dentro do colchete.
INCORREÇÕES NO TEXTO
Se no texto original apresentar erros gramaticais, o autor pode, ao transcrevê-lo, indicá-lo através da expressão sic [assim mesmo] entre colchetes. Neste caso, o erro terá sido identificado como sendo do autor original. DESTAQUES
Os destaque feitos pelo acadêmico devem ser indicados ao final da citação.

Relacionados