Operações Unitárias Farmacêuticas
Unitárias
Famacêuticas
Operações Unitárias Farmacêuticas
“Moagem”
Acadêmicos:
Aline da Silva
Patrícia Carlos
Simony Baltazar
Wellington
Entrega: 02/05/2013
Introdução
O processo de moagem visa a redução do tamanho de partículas sólidas.
Em um material sólido, considerando como referencial uma massa fixa m, quanto mais ele for dividido, ou seja, quanto menor o tamanho das partículas que compõe a massa, maior será a área de contato entre o sólido e o ambiente que o cerca.
(MAIOR ÁREA DE CONTATO REAÇÃO MAIS RÁPIDA)
Na produção de medicamentos, são realizadas misturas em fase aquosa. A água é o meio solvente mais utilizado nas reações químicas. A velocidade de reação química entre componentes de uma reação é dependente da área de contato, sendo que quanto maior a área de contato entre os reagentes, maior será a velocidade da reação. Ou seja, quanto menor o tamanho das partículas, maior será a velocidade de reação química.
Em suspensões de partículas em meio líquido, quanto maior a área de contato entre o sólido e o meio líquido, maior será o atrito entre os dois. Dessa forma, a movimentação da partícula no meio líquido será dificultada, e, consequentemente, será necessário maior tempo para que ocorra a decantação, portanto, aumentando a estabilidade da suspensão. Ou seja, quanto menor o tamanho das partículas, maior será a estabilidade de uma suspensão.
Em aerossóis, quanto menor o tamanho das partículas, maior será a área da superfície de cobertura, ou seja, é necessária menor quantidade do material para que cubra a mesma área quando comparado com partículas maiores.
Na secagem de granulados, quanto menor a partícula, maior será a velocidade da secagem.
Como o nome já indica, o processo de moagem é realizado por equipamentos denominados moinhos. Para a realização da moagem, os moinhos utilizam forças mecânicas de compressão, impacto e cisalhamento (corte).
As forças de compressão são utilizadas