053596510604
919 palavras
4 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOCIÊNCIAS CONTÁBEI
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR – 3ª ETAPA
FRANCISCO BELTRÃO - PR
2007
UILDEMAR ULIANA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR – 3ª ETAPA
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Introdução a Direito Público e Privado.
Orientador: Prof. Rita Tarifa Resquetti
FRANCISCO BELTRÃO - PR
2007
sumário sumário 3
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Conclusão 7 referências 8
1 INTRODUÇÃO
Nunca paramos para pegarmos o dicionário e vermos na íntegra o que significa a palavra direito e moral, direito: ciência das normas obrigatórias que regem as relações dos homens em sociedade, já a moral: conclusão que se tira de um fato de um fato.
2 DESENVOLVIMENTO
1) Diferença entre direito e a moral, discorrer como se pode extrair a visão do autor do texto O DIREITO E A MORAL, tanto no aspecto jurídico, quanto no psicológico.
R: Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer certa, previsibilidade para as ações humanas.
A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum, aja visto que os valores morais encontrão - se dentro da consciência de cada indivíduo, como o próprio autor nos relata.
O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. Alguns autores afirmam que o Direito é um subconjunto da Moral.