0529790470450

2446 palavras 10 páginas
DESAFIO DISCIPLINA GESTÃO DO CONHECIMENTO

DATA: 18/06/2011

JANUÁRIA SIMÕES BELL – RA: 329881
PATRICIA OLIVEIRA E SILVA – RA: 329892
SANDRA CARBONELL PALMA – RA: 324392
Tutor: ALEXANDRE LEITES

1. Introdução

Em uma organização, DADO é o registro estruturado de transações, e pode se definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, p. 2). É a matéria prima essencial para a criação da INFORMAÇÃO, que é o insumo mais importante da produção humana. “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32).
O conhecimento deriva da informação, e esta, dos dados. Segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998, p. 6), “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”. Os valores e as crenças integram o conhecimento, pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações. NONAKA e TAKEUSHI (1997, p. 63) observam que “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso“.
Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos de conhecimento das organizações. Permite à organização saber o que ela sabe.
Para que a gestão do conhecimento produza efeitos práticos nas empresas, deve estar plenamente ancorada pelas decisões e compromissos da alta administração a respeito das iniciativas necessárias em termos de desenvolvimento estratégico e organizacional, investimento em infra-estrutura tecnológica e cultura organizacional, que celebre o trabalho em conjunto e o compartilhamento.

CONCEITOS DE CONHECIMENTO

De acordo com Davenport e Prusak (1998), Gestão do conhecimento é a coleção de processos que objetivam governar a criação, disseminação e uso do conhecimento para atingir os objetivos

Relacionados