05 03 04 EDUCACAO POPULAR E SAUDE CONQUISTAS E DESAFIOS NO CONTEXTO BRASILEIRO
CONTEXTO BRASILEIRO
Área Temática: Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais
Autora: MARISTELA FANTIN
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - Pós-Graduação em
Educação do Centro de Ciências da Educação
Nos anos 80, o Brasil atravessou um período de Abertura Democrática, resultado das inúmeras reações frente à duas décadas de regime de ditadura militar. A chamada transição democrática foi marcada por lutas pela anistia e retorno dos exilados, da reabertura e legalização dos sindicatos, fim da censura e a forte atuação dos movimentos sociais.
Os movimentos sociais configuravam-se nos anos 70 e 80 como grupo de moradores, usuários, trabalhadores que se organizavam para enfrentar problemas concretos da realidade. As lutas contra carestia, por saúde, educação, transporte, moradia, terra, tornaram-se a expressão de resistência a ditadura militar. Também estiveram presente lutas pelas melhorias das condições de vida no campo e na cidade, a busca de participação nos espaços públicos, prefeituras, secretarias, conselhos, colegiados, enfim espaços que fossem possível controlar e fiscalizar as ações governamentais. É nesse contexto que surge o Movimento Diretas-Já, (1983-1984) as mobilizações na elaboração da Nova Constituição (1987-1988), e as inúmeras contestações frente ao governo Collor.
A atuação dos movimentos sociais no Brasil constituíram-se um importante foco de debate e significou melhorias na qualidade de vida de muitas pessoas bem como experiências de novas práticas sociais e práticas políticas. A história de luta pela saúde no Brasil, nos anos 80 também viveu um momentos de muita efervescência. Foram anos de democratização dos serviços públicos de saúde em todo país. O Movimento Popular de Saúde, configurado mais particularmente por lideranças populares e comunitárias, o
Movimento de Reforma Sanitária, configurado mais particularmente por profissionais de saúde, entre outros