04º - ATPS de Português - Região Norte Etapa 3
1416 palavras
6 páginas
CURSO: PEDAGOGIADISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE PORTUGUES
PROFESSORA: IARA
ATIVIDADE E PRÁTICA SUPERVISONADA
ATPS
Nome: RA:
Brasília, Maio 2013
RESUMO
CAPITULO 2
VARIAÇÃO LINGUISTICA
A língua foi sistematizada em fundamentos terminológicos que explicam os fatos linguisticos de forma precisa e objeitva por Ferdinand de Saussure, onde seus estudos apontam dois lados: um lado individual, totalmente próprio, expressado nos seus diferentes usuários, mudando de aconrdo com o pronucniante; e um social, onde a língua é imprevisível, ocorrendo as mais diversas variações.
A variação linguísitca é classificada como um conjunto de diferenças percebidas na fala por indivíduos que falam uma mesma língua. Essas diferenças se oriundam da falta de unidade do sistema linguístico, falta de padronização, regionalismos, expressões idiomáticas, nível e estrutura sociocultural, ocupacional e etário.
Como é sabido a lingua portuguesa é o que identifica os brasileiros como tais, ela porta com si uma marca histórica e cultural, de nível individual e gênero diferenciado, com divergências sociais, tendo dentro do contexto do falar estrututas plurais. A comunicação entendivel é o obejtivo da linguagem, tanto em âmbito oral, quanto escrito. O português, como linguagem, apresenta variedades que ocorrem em nivel lexical, fonético, morfológico, sintático e pragmático, mantendo-se ligada e vinculada totalemente a fatores sociais e socioculturais, ou de acordo com dada contextualização.
Nenhuma língua permanece a mesma em todo o seu domínio e, ainda num só local, apresenta um número indefinido de diferenças, a persnoalidades dos seus locutores, isto é, aqueles que falam determinanda lingua, a organização social e cultural de determinado local onde o locuto se encontra, o seu próprio nível cultural, a sua idade, são fatores que intensificam a variedade linguistica, tornando-a mais presente e viva na comunicação. Outra