049662861341

4637 palavras 19 páginas
1
Concurso Público/2005 – SEPROD/EMATER-PARÁ – Nível Superior
===========================================================
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LEIA O TEXTO I PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE 01 A 04, ASSINALANDO A
ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE O ENUNCIADO.

TEXTO I

A CRASE FORA DA LEI
A crase não foi feita para humilhar ninguém. Esse aforismo*, criado há cinqüenta anos pelo poeta Ferreira Gullar num momento de humor, agora está sendo usado como arma para acabar com o acento grave (`) no a. Por meio do projeto de lei 5.154, de 2005, o deputado
João Hermann Neto quer acabar com a crase. Para justificar seu projeto, o deputado cita a frase de Ferreira Gullar. Este discorda daquele e é incisivo.
- Minha frase foi uma brincadeira. Não tenho nada contra o acento indicador da crase. Acho que acabar com ele não tem cabimento. Ainda mais dessa forma. A tend ência de tudo simplificar indica menosprezo pela inteligência alheia. Agora, quanto a dizer que erram muito na identificação da crase, é verdade. Mas erram em tudo, não só na crase. É só ler os jornais. O professor Francisco Platão Savioli é mais agressivo na oposição.
- Nossa preocupação (de brasileiros) é que está rolando um tsunami político, e o cidadão se preocupa com a folha que ameaça entupir a calha. Coisa irrelevante. Não tem cabimento legislar sobre um assunto como esse. E fora de hora. A propósito, um exemplo: A noite chegou. Outro: Lenise cheira a rosa. Como saber o sentido de frases como essas, sem o acento? [...]
[...]
Difícil discordar da argumentação de quem estudou o assunto tão bem e por tanto tempo. No entanto, quando o Congresso tiver feito um bom expurgo no pedaço e estiver menos atarefado, talvez possa discutir o projeto e iluminar definitivamente o tema. É o que todos esperamos ansiosos.
(Josué Machado. REVISTA LÍNGUA .v.1, n.2, outubro/novembro 2005, p. 30.
Editora Segmento)

_____________
* aforismo – sentença moral breve e conceituosa.

01. Em “Nossa

Relacionados