Resenha Filme Hair
Sinopse: Em Hair Claude (John Savage), um jovem do Oklahoma que foi recrutado para a guerra do Vietnã, é “adotado” em Nova York por um grupo de hippies comandados por Berger (Treat Williams), que como seus amigos tem conceitos nada convencionais sobre o comportamento social e tenta convencê-lo dos absurdos da atual sociedade. Lá Claude também se apaixona por Sheila (Beverly D´Angelo), uma jovem proveniente de uma rica família.
Diretor: Milos Forman
Elenco: John Savage, Treat Williams, Beverly D'Angelo, Annie Golden, Dorsey Wright, Don Dacus.
Duração: 121 min.
Ano: 1979
País: EUA
Gênero: Musical
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Hair é a versão cinematográfica dirigida por Milos Forman em 1979 da peça teatral homônima escrita por James Rado e Gerome Ragni, que estreou off-Brodway em outubro de 1967. O filme é do gênero musical e o cenário reproduz de modo emblemático o espírito da revolta juvenil que eclodiu no segundo pós-guerra chamado de contracultura. O enredo gira em torno de um grupo de jovens de comportamento libertário e lúdico que podemos identificar como hippies. Descreve-se e discute-se os principais temas que deram origem a uma cultura hippie como o pacifismo, o relacionamento desinteressado, o amor livre, as experiências religiosas e o uso de alucinógenos. Eles criticam e desafiam o modelo de sociedade capitalista, tecnocrata e individualista norte- americana através de uma vida comunitária, propostas pacifistas, amor livre de compromissos, uso de alucinógenos, indumentária enfeitada, cabelos longos e desarrumados.
George Berger lidera o grupo hippie, junto com Lafayette Johnson, Jeanie Ryan, Woof Dashund – são alegres, amorosos, solidários e procuram ser despojados nos seus relacionamentos em oposição ao controle e rigidez convencionais do modo de vida burguês. A eles junta-se um jovem da zona rural, Claude Bukowski, que chega a Nova York para alistar-se à luta no Vietnã e se apaixona por uma jovem