Reino Plantae
Trabalho de Biologia
Nome: Maurilio Fernandes Junior Nº 25 3ª ano - C
Angiospermas
Angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos. Estas plantas também apresentam flores. A presença de flores e frutos é fundamental para o desenvolvimento das angiospermas, já os frutos são importantes para proteger as sementes das plantas. Apresentam raízes finas e de tamanho pequeno, logo possuem vida curta. Exemplos de plantas angiospermas: milho, centeio, trigo, gramíneas, palmeiras, magnólia.
Gimnospermas Gimnospermas são plantas vasculares que possuem sementes nuas sendo assim sementes não envolvidas por um fruto, elas vivem em ambientes temperados e frios. A planta é constituída por raízes, caule e folhas, contendo ramos reprodutivos que são chamados de estróbilos. Os estróbilos são masculino ou feminino, ou seja, é unissexuados. São exemplos pinheiros, as sequóias e os ciprestes.
Briófitas
Briófitas são formadas por plantas que não tem flores, são plantas pequenas que vivem em lugares úmidos e sombrios. Uma das características mais marcantes das briófitas é a ausência de vasos para a condução de nutrientes. Os musgos e as hepáticas são os principais representantes das briófitas. As briófitas não têm raízes. Fixa-se ao solo por meio de filamentos chamados rizóides, que absorvem água e os sais minerais de que o vegetal necessita. A reprodução das briófitas apresenta duas fases: uma assexuada e outra sexuada.
Pteridófitos
Pteridófitos são plantas vasculares e não possuem sementes, possuem raiz caule e folhas, são traqueófitas possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes até as folhas. A maior parte das espécies possui reprodução sexuada, porém, algumas podem se reproduzir assexuadamente através de brotamento. Seus exemplos são avencas, samambaias, xaxins, cavalinha. São muito usadas como plantas ornamentais, principalmente as samambaias.