044455891350
2865 palavras
12 páginas
FACULDADE DA AMAZONIA – FAAMEQUIPE ORDEM ALFABÉTICA
AS CONCEPÇOES BÁSICAS DE PESQUISA: EXPLORATORIA, EXPERIMENTAL OU CAUSAL E DESCRITIVA
Bujaru
2013
EQUIPE ORDEM ALFABÉTICA
AS CONCEPÇOES BÁSICAS DE PESQUISA: EXPLORATORIA, EXPERIMENTAL OU CAUSAL E DESCRITIVA
Trabalho apresentado
Bujaru
2013
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 4 2 PESQUISA EXPLORATÓRIA 5
3 PESQUISA EXPERIMENTAL OU CAUSAL 8
4 PESQUISA DESCRITIVA 8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
BIBLIOGRAFIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analise de forma objetiva os processo do ensino e aprendizagem a partir da abordagem metodológica exploratória e causal, pontuando o aspecto do ensino e aprendizado se é possível ou não. Na metodologia descritiva, o estágio supervisionado, um trabalho de campo na localidade: Colégio Estadual de Ensino Medio e Fundamental, Sao Raimundo, Municipio de Bujaru PA. Portanto, as duas primeiras reflexões são de ordem teórico bibliográfico, já a terceira reflexão tem por fundamento a observação e a conclusão de pesquisa de campo.
1 PESQUISA EXPLORATÓRIA
O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Pode haver ensino sem que haja aprendizagem?
A) FORMULAÇAO DO PROBLEMA: Com relação a pergunta, como chegar a uma conclusão tão acerta se ha ou não aprendizagem através do ensino?. Do outro lado, porém, levantam-se a seguinte questão: Será que não há aprendizagem?
B) HIPOTESE
Suponhamos que um professor de fenomenologia da religião de universidade fosse chamado por uma escola de ensino médio, para ministrar uma palestra aos os alunos de ensino religioso. Este professor, com todo conhecimento, didática, elaborar um tratado sobre fenomenologia religiosa. Ao expor sua aula, os alunos acharam tudo muito interessante, mas nada apreendera acerca da fenomenologia da religião, até porque o nível de escolaridade destes alunos é menor.