041718851325
1247 palavras
5 páginas
REVISÃO de Historia para o concurso da pmORGANIZAÇÕES MILITARES DO PERÍODO COLONIAL
Os interesses de Portugal se concentraram na efetivação da defesa do território brasileiro, de forma que pudesse garantir a posse da colônia ameaçada por invasões estrangeiras.
O primeiro Governador Geral, Tomé de Souza, trazido pela primeira esquadra, transportava uma tropa de linha, denominação da força terrestre portuguesa, com 600 homens.
O primeiro esforço para defender o território, foi registrado na Vila de São Vicente, São Paulo, em 09 de setembro de 1542, quando a câmara local promulgou medida criando uma milícia formada por colonos e índios.
Documento que incentivava a população a se armar era o Regimento do 1º Governador Geral do Brasil para a defesa do território.
As três primeiras organizações militares ou militarizadas foram Tropa de Linha, Milícias e Ordenanças.
TROPA DE LINHA
Equivale ao exército, organizada em Regimentos, recebiam nomes dos lugares onde se instalavam, era composta de nobres portugueses e brancos, estes alistados entre os componentes das milícias, era regular, permanente e remunerada.
Subordinada ao Juiz de Paz.
MILÍCIAS
Denominada de Terço, auxiliar da Tropa de Linha, organizada em Regimentos, localizados em Freguesias, comandante o título de Coronel, seus integrantes eram escolhidos nas Freguesias, serviço obrigatório e gratuito, os Oficiais eram escolhidos pela população, treinamentos nos fins de semana e feriados, ás vezes organizavam-se em classes sociais ou categorias profissionais (conhecidas como Tropa Urbana - Úteis( comerciantes e caixeiros), Henrique Dias( Artífices e taberneiros) e Capitão de Assalto( negros libertos - auxiliava a tropa de linha como mensageiro na guerra e caçava escravos fugidos na paz).
Tropa indisciplinada e desorganizada.
Extinta com a criação da Guarda Nacional
ORDENANÇAS
Organizadas em Regimentos, divididos em Companhias,