041158301503
1456 palavras
6 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍCAMPUS TERESINA-CENTRAL
DIRETORIA DE ENSINO
GERÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR
DEPATARMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLICA: INICIAÇÃO AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
PROFESSOR: JOAQUIM SOARES DA COSTA JÚNIOR
SOLUÇÕES
Gleiciane Raquel de A. Silva.
TERESINA, MAIO 2013
RESUMO
Os valores da massa do composto CuSO4.5H2O(Sulfato de Cúprico) e o volume do HCL (Ácido Clorídrico) foram determinados através da molaridade que é a relação entre a quantidade da matéria em mol do soluto e o volume da solução obtendo o valor de m1= 0,0249g deCuSO4.5H2O, e com o método do Titulo que é a relação entre a massa do soluto e a massa da solução obtendo o valor de v1= 0,84 ml de HCL. No qual apresenta uma boa concordância com a literatura.
INTRODUÇÃO
Através do nosso conhecimento prévio podemos dizer que solução é uma mistura de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme, e são determinadas como homogênea, classificando se em líquidas, sólidas e gasosas, seus componentes são os solutos e solventes.
Nos laboratórios, indústrias e no dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo bastante conhecido do publico em geral é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade dentro da mistura), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.
Todo liquido é chamado de uma solução, que é uma mistura de homogênea de duas ou mais substancias. Em qualquer solução o componente presente em quantidades maiores normalmente em quantidades muito maiores é chamado solvente e os componentes minoritários dessa mesma solução são chamados solutos. A característica principal de uma