037172132216

630 palavras 3 páginas
1. Psicologia Hospitalar Psicologia Hospitalar é um ramo da Psicologia da Saúde ainda inexistente em vários países mas cada vez mais difundida no Brasil estando incluída no currículo das principais faculdades.
Em alguns países o termo Psicologia Hospitalar é considerado inadequado porque pertence à lógica que toma como referência o local para determinar as áreas de atuação, e não prioritariamente às atividades desenvolvidas. Por isso esse termo é pouco citado e pouco usado em publicações científicas de outros países.

1.1 Psicologia da Saúde
A Psicologia da Saúde é a aplicação dos conhecimentos e das técnicas psicológicas à saúde, às doenças e aos cuidados de saúde.
A psicologia da saúde, que tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e à prevenção da doença, resulta da integração das contribuições específicas de diversas áreas do conhecimento psicológico (psicologia clínica, psicologia comunitária, psicologia social, psicobiologia) que tinham por objetivo a promoção de saúde e a prevenção em todos seus níveis

2. Abordagens da Psicologia
As abordagens mais comuns na psicologia hospitalar são a psicologia cognitiva, a psicologia comportamental, a psicologia sistêmica e a psicanálise. Mas assim como em todas as outras áreas essas abordagens aparecem integradas sendo difícil diferencia-las na prática.

2.1 Psicologia Cognitiva
Estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento.
Esta área de investigação cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória, atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas.

2.2 Psicologia Comportamental
Dá ênfase às interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos. A Psicologia avalia seu comportamento fisico e mental, mentalizando que pode ser feito para ajudar o paciente.

2.3 Psicologia Sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral

Relacionados