035053101708
7102 palavras
29 páginas
Caça aos Cisnes * SOBRELivro: História Econômica do Brasil (Caio Prado Júnior)
Posted by Wanderley Caloni on Tuesday, November 20, 2012 · Leave a Comment
Narrando a história do Brasil apenas sob o seu aspecto econômico, o texto de Caio Prado confere não apenas as informações divididas em épocas, mas sua opinião, embasada em material recolhido da época — como pode-se comprovar pela extensa bibliografia final — e sua postura claramente Marxista a partir da análise da República. A mudança, aliás, é tão radical que podemos dividir o livro em duas metades: na primeira metade temos um Caio Prado que usa referências claras e discursa a respeito de uma economia simples e isolada do resto do mundo; na segunda metade temos a contemporaneidade atrapalhando a visão objetiva do historiador, que se complica em um mundo já em constante mudança e de interdependências. Talvez não seja certo culpá-lo, pois tal como é o aquário invisível para o peixe, não conseguimos enxergar um palmo à nossa frente quando o assunto é história atual.
PRELIMINARES (1500-1530)
A descrição geográfica do nosso país-continente logo deixa claro o porquê da formação dos povos e culturas onde eles se formaram. Na visão de Caio Prado nada é por acaso, mas é como deve ser, pois as influências são nitidamente físicas. Os capítulos sobre a exploração europeia pela costa e pelo interior deixa isso muito claro, como o motivo da extração do pau-brasil ter sido feita em portos temporários pelo perigo em se aventurar mais ao fundo e pelos ataques constantes dos indígenas e outras nações. A mesma coisa pode-se dizer das diferenças no clima, o que determinou o povoamento diferenciado das regiões Sul/Sudeste e Nordeste/Norte, além nas facilidades de navegação pelo rio Amazonas.
A OCUPAÇÃO EFETIVA (1530-1640)
As tentativas de se firmar no continente e desbravar maiores riquezas é descrito nessa parte com mais detalhes, inclusive as batalhas com indígenas e as dificuldades de conseguir pessoas dispostas a