034418441406
1674 palavras
7 páginas
Polímeros Sintéticos1. Polímeros (do grego “poli” = muitas, “meros” = partes) são compostos de moléculas muito grandes, formadas pela repetição de uma unidade molecular pequena, chamada monômero.
Devido seu tamanho avantajado, a molécula de um polímero é chamada de macromolécula. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A molécula inicial (monômero) vai, sucessivamente, se unindo a outras, dando o dímero, trímero, tetrâmero,..., polímero. Teoricamente, o processo poderia prosseguir, sem parar, até produzir uma molécula de tamanho “infinito”; no entanto, fatores práticos limitam a continuação da reação.
Como a química macromolecular atualmente é muito desenvolvida, pode produzir os polímeros mais diversos possíveis, aparecendo, então, várias formas de classificá-los. Como por exemplo:
Quanto à forma de preparação o Polímeros de adição ou homopolímeros o Copolímeros o Polímeros de condensação
Quanto à estrutura do polímero o Polímeros lineares o Polímeros tridimensionais
Classificação Industrial o Elastômeros o Plásticos o Fibras
Classificação
• Quanto à ocorrência
Naturais: São polímeros que já existem normalmente na natureza. Dentre os mais importantes estão os carboidratos (celulose, amido, glicogênio etc.), as proteínas (existente em todos os seres vivos) e os ácidos nucléicos (existentes no núcleo das células vivas e responsáveis pelas características genéticas dos seres vivos).
Sintéticos: São polímeros fabricados pelo homem, a partir de moléculas simples. Dentre eles estão o nylon, o polietileno, o PVC etc. No setor de fibras têxteis, além de falarmos em fibras naturais (algodão, seda, juta etc.) e artificiais (nylon, poliéster etc.), falamos também em fibras artificiais ou modificadas, como, por exemplo, o rayon.
Quanto às propriedades mecânicas
Termoplásticos: São também chamados plásticos, e são os mais encontrados no mercado. Podem ser fundidos diversas vezes, alguns podem até dissolver-se