033070191490

2656 palavras 11 páginas
Centro Educacional São Camilo Técnico em Segurança do Trabalho

Alex Passoni,
Argentino Pimentel,
André,
Bruno Marinato,
Matheus Nascimento,
Raony

Dermatite Ocupacional

Cachoeiro de Itapemirim, 2013
Alex Passoni,
André,
Argentino Pimentel,
Bruno Marinato,
Matheus Nascimento,
Raony.

Trabalho apresentado para a disciplina biossegurança, ministrada pela prof. Cristie Clipes Carias na instituição Centro Educacional São Camilo em Cachoeiro de Itapemirim.
Dermatite Ocupacional

Cachoeiro de Itapemirim, 2013
1 INTRODUÇÃO

Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996). Este foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade.
Neste trabalho nos mostra diversas formas de contrair, prevenir e tratar esse tipo de doença que assusta muitos trabalhadores hoje em dia. As dermatites são resultantes da exposição direta a algum agente externo (“molécula estranha”) com a participação ou não de luz ultravioleta (fotons) na superfície da pele. Embora a dermatite de contato (DC) seja freqüentemente associada à etiologia alérgica, cerca de 80% das dermatites de contato são provocadas por substâncias irritantes,levando à DC não alérgicas ou irritativas.

2 DERMATITE OCUPACIONAL

Dermatite de contato é uma reação inflamatória cutânea caracterizada morfologicamente por lesões do tipo eczema, ou seja, eritema, vesículas, exsudação, pápulas, escamas e liquenificação, que podem ocorrer isoladas ou simultaneamente.Essas dermatites são resultantes da exposição direta a algum agente externo (“molécula estranha”) com a participação ou não de luz ultravioleta (fotons) na superfície da pele. Embora a dermatite de

Relacionados