027380340930

493 palavras 2 páginas
PROJETO DE TRABALHO - SOE

1) JUSTIFICATIVA:

Levando-se em conta a necessidade de trabalhar o aluno de forma integral, faz-se necessária uma atuação ampla que priorize ações preventivas.
A aprendizagem é um processo que envolve uma multiplicidade de fatores que interferem tanto positivamente, quanto negativamente, na sua construção. São eles: cognitivos, físicos, psíquicos e sociais. Dessa forma, é importante desenvolver ações que envolvam todos esses aspectos, viabilizando a consecução do processo.
Além disso, vivemos num mundo, onde é preciso lidar com o mesmo sob outra ótica: da mudança de paradigma. Assim, entende-se que é necessário, não mais reproduzir o conhecimento, mas produzi-lo. Para isso, precisa-se aprender a pensar, aprender a interagir com o mundo. Neste processo, necessita-se construir recursos internos que facilitem uma maior interação com o outro, com a comunidade, com o mundo. É preciso construir uma nova consciência desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Daí a necessidade de uma atuação onde seja possível, não só desenvolver estes recursos, mas interferir e criar estratégias que dêem conta de situações emergenciais e pontuais.
É importante também, frisar que esta proposta coaduna com os objetivos gerais da escola, que, por sua vez são embasados nos objetivos da congregação, sob a luz das intenções pedagógicas de Santa Paula.

2) OBJETIVO GERAL:

Viabilizar a aprendizagem em seu sentido mais amplo, através de ações e procedimentos específicos.

3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar mecanismos e procedimentos que viabilizem a integração do aluno, do professor e funcionários na vida e no projeto pedagógico da escola.
- Integrar, através de ações específicas, a comunidade educativa (família, alunos, professores, funcionários, equipe técnica, irmãs).
- Criar ações preventivas para facilitar o processo ensino-aprendizagem.
- Com base no objetivo geral, criar trabalhos sistemáticos através de projetos com os pais, alunos e

Relacionados