02 OTAVIAN5

13345 palavras 54 páginas
Especulação e instabilidade na globalização financeira1
Otaviano Canuto e Mariano Francisco Laplane

Introdução
A evolução da economia mundial a partir dos anos 80 tem sido marcada pelos resultados dos processos de liberalização financeira concretizados nos principais países. Ainda que com traços específicos em cada um dos casos, houve introdução acelerada de inovações financeiras, acompanhada de uma intensificação na atividade de seus mercados de ativos. Ao mesmo tempo, uma explosão nos volumes de transações cambiais foi a contraface da operação do sistema financeiro global permitido pela liberalização.
Maior instabilidade financeira também caracterizou tal processo, tanto na forma de volatilidade nos preços dos ativos quanto na de ocorrência de crises em mercados de títulos e de câmbio. Em termos do número de crises isoladas ou com possibilidade de notável repercussão econômica, desde os anos 30 não se tinha registro similar.
Entre os economistas há duas linhas básicas de interpretação de tal instabilidade. De um lado, há aqueles que enfatizam o escopo ampliado das atividades especulativas e a submissão dos instrumentos de política econômica à operação livre dos mercados financeiros. De outro, argumenta-se que a turbulência corresponde a uma transição de aprendizado, ou, ainda, que ela se origina de orientações equivocadas de política econômica, nada havendo de intrinsecamente instável nas finanças globais.
O presente artigo tem como objeto tal debate sobre a natureza e os efeitos da especulação e da instabilidade financeira no contexto atual das economias avançadas. Na primeira seção faz-se uma breve recuperação de alguns aspectos centrais da globalização financeira. Na segunda, busca-se localizar as matrizes teóricas das visões polarmente opostas quanto à estabilidade dos mercados financeiros e ao papel da especulação. Assim, tenta-se inicialmente mostrar como um enfoque walrasiano-com-expectativas-racionais leva à visão de ausência de instabilidade intrínseca

Relacionados